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Espírito Santo (CBCE-ES)

Gestão

2023 - 2025

Endereço

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF). Avenida Fernando Ferrari, n. 514, Goiabeiras, Vitória, ES. Cep: 29075-910 Tel: (27) 4009 7676

CHAPA:  “Sempre em frente”

Gestão: 2023 - 2025

O ano de 2023 chegou com a esperança de reconstrução democrática. Após os últimos anos terem sido difíceis, com governos retrógrados e conservadores implantando ações de destruição das políticas públicas e corte orçamentário em educação e ciência, consideramos este ano como um marco para voltarmos a sonhar com um país autossuficiente do ponto de vista tecnológico e educacional. Além deste fato, que prejudicou a articulação de movimentos sociais e desestimulou ações de cunho comunitário, também tivemos a pandemia de Covid 19 que exigiu que fizéssemos o isolamento social, afetando a mobilização e o funcionamento de processos coletivos. Diante dessas dificuldades, vimos a Secretaria Estadual do CBCE do Espírito Santo sofrer com a difícil tarefa de se manter ativa. A sua retomada é imprescindível para que a comunidade acadêmica local possa se conectar e se mobilizar diante dos desafios postos para a reconstrução de políticas públicas na área da saúde, educação, esporte e lazer.

Na perspectiva de articular a participação de pesquisadores, professores e profissionais de educação física em prol de discussões a respeito de questões relativas à área de Educação Física, Esporte e Lazer, bem como, de otimizar a comunicação entre a Diretoria Nacional e os(as) associados(as) do CBCE no ES, vimos apresentar a chapa “Sempre em frente!”.

“Sempre em frente”, presente na música “Tempo perdido” composta por Renato Russo (1986), representa o recomeço a partir da análise do tempo que passou e do aprendizado proporcionado pelo que foi vivido. Hoje é tempo de seguir em frente, encarando os desafios e com a certeza das possibilidades de avanços, afinal “não temos tempo a perder”.

Nossa intenção visa a retomar o diálogo entre os setores da sociedade civil que representam a nossa área e os setores governamentais nos âmbitos nacional, estadual e municipal, com objetivo de articular ações que tratem dos interesses dos associados do CBCE no ES. Também temos como meta divulgar a entidade, ampliando o número de associados por meio de eventos de divulgação científica e pedagógica.

Para realizar essas ações sabemos que é necessário diálogo e mobilização de setores que atualmente não fazem parte do CBCE, seja por não receber mais informações acerca desta entidade ou por desconhecer os benefícios proporcionados pelo trabalho coletivo mediado por uma associação como o CBCE. Assim, temos a intenção de buscar apoio para esta mobilização com as Instituições de Ensino do estado do Espírito Santo e com os profissionais das redes públicas e privadas de ensino.

Neste sentido apresentamos nossas diretrizes de ação:

1. Retomada das ações da secretaria do ES:  Consideramos muito importante o mapeamento da comunidade da Educação Física do Espírito Santo que atua na docência, na pesquisa e de forma técnica para que possamos fazer uma sensibilização acerca do que é o CBCE e qual sua função na nossa área. O diálogo com os associados também é fundamental para apoiar essas ações de divulgação e fortalecer nossa entidade no estado.

 2. Participação nas discussões sobre as políticas de esporte, lazer, educação e saúde: 

Atualmente, sob a égide de um governo democrático e popular, notamos a retomada das discussões das políticas de esporte e de lazer a partir da reestruturação do Ministério do Esporte e da reativação do Conselho Estadual de Esporte no nosso estado. Neste sentido, consideramos de extrema importância a participação da secretaria do CBCE em discussões acerca das políticas de esporte, ciência, saúde e educação que envolvam nossa área, visando tratar de temas relevantes, tais como: a ampliação dos atendimentos da área do esporte e lazer em programas sociais, a educação física como campo de conhecimento específico nas escolas básicas, o reconhecimento da área pedagógica da educação física na pós-graduação, dentre outros.

 3. Fomento à participação de professores de Educação Física das redes públicas e privadas do ES como associados ao CBCE

O CBCE como entidade científica engloba também as ações relativas à reflexão e propostas acerca das questões pedagógicas da Educação Física escolar. Em consonância com o Grupo de Trabalho Escola do CBCE, visamos estimular a participação de docentes da rede pública e privada em seminários, cursos de curta duração e encontros que objetivam discutir os assuntos de vanguarda relativos a Educação Física escolar.

 4. Aprimoramento da comunicação entre os associados e a Secretaria estadual do CBCE

Atualmente, os canais de comunicação têm como principal característica a fluidez das notícias veiculadas. Assim, consideramos que a Secretaria estadual do CBCE/ES deve criar meios de comunicação que sejam mais ágeis e possam manter os associados informados de forma efetiva e direta. Nossa proposta é de criar canais em redes sociais para a comunicação ágil, visando a criar uma conexão mais próxima ao associado.

 5. Apoio às ações relativas à formação inicial e continuada e às discussões do Fórum Nacional de pós-graduação.

Nos últimos anos vimos a pós-graduação em Educação Física adotar novas formas de produzir e veicular ciência. Com a chegada do Mestrado Profissional, vimos a área pedagógica da Educação Física ganhar mais espaço, porém sem conquistar um status estratégico e importante para a área. Considerando todas as áreas do conhecimento das Ciências do Esporte e da Educação Física relevantes, nos propomos a apoiar o Fórum de pós-graduação de Educação Física em suas ações no Espírito Santo e buscar um diálogo franco e fraterno com os pesquisadores deste campo.

Para além disso, enfatizaremos o diálogo também com os estudantes em formação inicial. A intenção é apresentar o CBCE aos graduandos e iniciar a conversa sobre a importância de nossos vínculos com as instituições científicas da área. Isso, de certa forma, colabora para a percepção do elo necessário entre os conhecimentos científicos e tácitos dos futuros professores de EF.