Reunião com o diretor de Avaliação da CAPES, realizada dia 11 de Agosto, visa qualificar o processo de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física.
Dia 11 de agosto de 2015 os professores Marco Paulo Stigger, Vicente Molina Neto, Coordenador do Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica, e a Professora Simone Rechia, Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, estiveram reunidos em Brasília com o Prof. Arlindo Philippi Junior, Diretor de Avaliação da CAPES. Visando qualificar o processo de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física, durante a reunião foram discutidas as proposições do documento “Cenários de um Descompasso da Pós-Graduação em Educação Física e Demandas Encaminhadas a CAPES”.
Sensibilizado com o trabalho apresentado, o Diretor de Avaliação reiterou o papel da CAPES como indutor de políticas científicas e de formação de recursos humanos, além de assumir o compromisso de discutir as proposições apresentadas nas instâncias da agência de fomento.
Entre as proposições apresentadas, inicialmente a tese da autonomia da área preocupou o Diretor de Avaliação, na medida em que a CAPES está trabalhando com bastante intensidade visando reestruturar as áreas de conhecimento a partir dos conceitos de interdisciplinaridade e cooperação. As demais proposições (Contemplar a diversidade da área no processo de avaliação; aperfeiçoar a avaliação e estimular a produção de livros nacionais, além do aperfeiçoamento Qualis-Periódico; Incorporação de jovens pesquisadores ao Sistema de Pós-Graduação; e maior participação da comunidade no processo de avaliação) mereceram sua simpatia e acolhimento.
Contudo, o Professor Arlindo Philippi Junior sublinhou que além dos efeitos sociais da produção científica, tanto as instancias da CAPES envolvidas na avaliação, quanto os Programas de Pós-Graduação devem se perguntar: O que cada Programa de Pós-Graduação está fazendo pela Educação Básica do país? Essa questão permeou as reflexões e discussões que se seguiram na reunião.
Ao final da discussão, foi recomendado (uma espécie de bom desafio) pelo Diretor de Avalição que o Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica, ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e a comunidade circunscrita a essas subáreas, que apresentem, até o ano de 2017, proposições e metodologia para avaliar as produções científicas dessas subáreas.
Todas as partes envolvidas consideraram o encontro bastante produtivo, e que as discussões dos temas apresentados nesse evento foram de fundamental importância para o meio acadêmico.