Em virtude da matéria de 23 de setembro de 2007 do Jornal Gazeta do Povo, do Estado do Paraná, publicada sob o título "Livros didáticos ideologizados preocupam pais e educadores - Publicações com conteúdo político-ideológico não poupam nem a Educação Física", o CBCE-DN, em 1 de outubro de 2007, encaminhou seu posicionamento junto ao CBCE-PR, que providenciou a difusão deste junto às autoridades competentes e junto à sociedade civil do Paraná.
Veja abaixo o conteúdo do documento enviado ao CBCE-PR:
O CBCE, como entidade científica, entende que o Livro Didático Público, documento nada novo nos sistemas educativos de qualquer país, tem como objetivo orientar ações e intervenções pedagógicas de acordo com as perspectivas apresentadas nas Diretrizes Curriculares das Secretarias de Educação tanto Estadual como Municipal a qual pertence. No caso específico do Livro Didático Público da Educação Física para o Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, consideramos como legítimo, já que este sistematiza e torna público uma orientação curricular explicitando seu compromisso com um tipo de educação e sociedade. O processo de construção do Livro Didático Público da Educação Física do Paraná foi apresentado na modalidade de comunicação oral e debatido no interior do Grupo de Trabalho Temático Escola no XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte ocorrido, realizado de 16 a 21 de setembro de 2007 na cidade de Recife e organizado pelo CBCE. A atitude de apresentar o Livro Didático Público à comunidade científica da área demonstra o compromisso e responsabilidade dos autores no que diz respeito à condução do processo e a sistematização dos temas tratados.
Destacamos como relevante dois aspectos:
1- o processo histórico inovador de construção do Livro Didático Público. Este foi escrito a partir da sistematização de experiências daqueles que estão no cotidiano escolar, ou seja, dos professores das escolas. Os professores saíram do anonimato do sistema educacional e passaram à condição de autores com autoria e autonomia de quem tem o compromisso diário com a educação. Neste sentido, ao professores são agentes legítimos no processo de definição das políticas públicas para educação e na sistematização e orientação didático-pedagógico dos conteúdos;
2- o cuidado metodológico em desvelar e revelar no imaginário social dos alunos a não neutralidade com o conhecimento a ser tratado, sendo coerente com os propósitos de suas Diretrizes Curriculares. Ou seja, desvelar uma visão simplista, em que os conteúdos trabalhados possibilitam uma reflexão pedagógica dos alunos, não os deixando à mercê de conhecimentos fragmentados e descontextualizados da realidade sócio-político e econômica.
Neste sentido, não cabem insinuações que desqualificam o componente curricular Educação Física justificado por seu aspecto ideológico e manifestações desprovidas de conhecimentos acerca deste componente curricular; do processo histórico da construção do Livro Didático Público; do processo histórico de sistematização dos conteúdos específicos; da produção e debate acadêmico-científico desses conteúdos e seu ensino nas aulas de Educação Física. Cabe à comunidade científica - professores das escolas, das universidades e comunidade educativa - a continuidade do debate acadêmico e responsável desta referência que traz, dentre outras aspectos relevantes, um conhecimento significativo a ser tratado nas aulas de Educação Física na escola. O CBCE se solidariza com a Secretaria de Educação do Paraná e, em específico, com os autores da obra em questão, pela iniciativa, responsabilidade e compromisso demonstrado quanto ao fato de ter submetido ao debate acadêmico e público o Livro Didático Público da Educação Física do Estado do Paraná para o Ensino Médio.