• cbcedn@gmail.com
  • Diretoria Nacional: Rua Benjamin Constant, 1286 - Uberlândia - MG
Buscar em todas as publicações..

GTT 02 - Comunicação e Mídia

Sobre

Estudos relacionados à comunicação, mídia e documentação, notadamente os meios (jornal, revista, Tv, rádio, internet e cinema) no âmbito das Ciências do Esporte/Educação Física. Análise crítica e interpretação dos processos de produção, difusão e recepção das informações, das mídias e tecnologias comunicacionais e suas implicações políticas, econômicas, culturais e pedagógicas.

Coordenador(a)

  • Doutor Alison Pereira Batista(UFRN)

Coordenador(a) Adjunto(a)

  • Doutor Alan Queiroz da Costa (UPE)
  • Doutora Alessandra Fernandes Feltes (FEEVALE)

Comitê Científico

  • Doutor Silvan Menezes dos Santos (UFAL)
  • Doutor Antonio Luis Fermino (IFSC)
  • Doutor Fábio Carvalho (INCA)
  • Doutor Cristiano Mezzaroba (UFS)
  • Doutora Alessandra Fernandes Feltes (FEEVALE)
  • Doutor Augusto Cesar Rios Leiro (UFBA)
  • Doutor Antônio Fernandes de Souza Júnior (UEMG)
  • Doutor Gilson Cruz Júnior (UFOPA)
  • Doutor Giovani de Lorenzi Pires (UFSC)
  • Doutor Gustavo Roese Sanfelice (FEEVALE)
  • Doutora Janaina Andretta Dieder (IFRS)
  • Doutora Tatiana Passos Zylberberg (UFC)
  • Mestre Carlos Alexandre Andrade dos Santos (SEDUC)
  • Doutor Braulio Nogueira de Oliveira ( IFCE)
  • Doutora Miraíra Noal ManfroI (Vila Materna e A Casa Tombada)
  • Doutor Rogério Santos Pereira (UFSC)
  • Doutor Fábio de Carvalho Messa (UFPR)
  • Doutora Valéria Monteiro Mendes (USP)

Histórico

O GTT Comunicação e Mídia/CBCE: registros do seu percurso

A partir da reorganização da estrutura científica do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE, ocorrida para o X CONBRACE (Goiânia/GO,1997), surgiram os Grupos de Trabalho Temáticos (GTT´s), como instância articuladora dos esforços de fomentar a pesquisa e promover abordagens interdisciplinares. Foi neste contexto que a conexão Educação Física/Esporte, Comunicação e Mídia se tornou tema de estudos na Educação Física/Ciências do Esporte.

O movimento então existente entre os pesquisadores da sociedade científica em torno da temática era bastante incipiente, o que pode ser demonstrado pelo pequeno número de trabalhos inscritos nos dois primeiros eventos. Atualmente, percebe-se o crescimento constante do número de estudos inscritos, expressando também diversificação e aprofundamento no que diz respeito às bases conceituais e metodológicas, o que evidencia a definitiva consolidação do GTT.

A tabela abaixo mostra essa evolução, pela distribuição de textos por ano do CONBRACE:


Edição

Local

Ano

Número de

Trabalhos

X

Goiânia/GO

1997

11

XI

Florianópolis/SC

1999

11

XII

Caxambu/MG

2001

14

XIII

Caxambu/MG

2003

29

XIV

Porto Alegre/RS

2005

35

XV

Recife/PE

2007

35

XVI

Salvador/BA

2009

37

 

 

TOTAL

172


No CONBRACE/2003, a produção de trabalhos aumentou significativamente em relação ao evento anterior (mais de 100%) porque, pela primeira vez, os pôsteres passaram a ser inscritos diretamente nos GTT´s. Porém, o aumento de quase 21% no evento seguinte, em 2005 (sobre o anterior), demonstra que o crescimento no número de trabalhos inscritos/apresentados tem sido uma constante no GTT. A tendência à estabilidade que se pode observar nos últimos três Congressos se deve, em parte, ao limite estabelecido para apresentações orais, decorrente do tempo disponível para a realização das atividades dos GTTs na programação do evento.

A seriedade do trabalho do GTT, aliado ao seu crescimento, teve o reconhecimento do CBCE, levando a Comissão Editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte a dedicar um número temático do periódico da sociedade científica ao assunto (RBCE, v. 26, n. 2, p. 117-133, janeiro/2005), com a publicação de artigos de vários integrantes do GTT.

Uma característica do GTT é a permanente renovação da sua coordenadoria, com a permanência dos ex-coordenadores do comitê científico, sendo este renovado/ampliado a cada edição, o que garante, ao mesmo tempo, inovação e estabilidade a este grupo assessor.

Outra ação já consolidada no GTT é a realização de mesas-redondas com convidados. Em 2005, tivemos a participação dos professores Valter Bracht e Rosa Maria Bueno Fischer, cujo tema foi Educação Física, Mídia e Escola; a Televisão Digital, Educação e Mídia Esportiva foi o assunto debatido pelos convidados Soninha Francine, Nelson Pretto e Giovani Pires no CONBRACE de 2007; e em 2009, as professoras Gilka Girardello e Tatiana Passos Zylberberg trataram de Mídia-Educação e Mediações Culturais: aspectos teórico-metodológicos.

Da sua criação, em 1997, até 1999, o GTT foi coordenado pelo Professor Giovani De Lorenzi Pires (UFSC), sendo sub-coordenador o Professor Fernando Gonçalves Bitencourt (CEFETSC-São José). A partir daí, assume a coordenação o Professor Alfredo Feres Neto (à época, docente da UCB-Brasília), tendo permanecido até 2001, no XII CONBRACE, quando foi eleito o Professor Mauro Betti (UNESP-Bauru), coordenador até 2005. Naquela ocasião, assumem coordenador e sub-coordenador, respectivamente, os professores Augusto César Rios Leiro (UFBA) e Wanderley Marchi Junior (UFPR).

A professora Tatiana Passos Zylberberg (Metrocamp), que havia sido escolhida sub-coordenadora no XV CONBRACE (Recife, 2007) juntamente com o professor Alfredo Feres Neto (UnB), logo assume a coordenação do GTT e cabe a ela também a responsabilidade de implementar uma inovação aprovada em Recife: a criação de um espaço multimídia para exposição de fotos e vídeos. Desta forma, nasce em Salvador (2009) a SIM - Sala de Imagem do CONBRACE, organizada em torno da temática Políticas e o Cotidiano do Corpo. Com avaliação amplamente favorável, a SIM veio para ficar e vai permanecer sob a coordenação da professora Tatiana.
Para o período 2009-2011, os pesquisadores presentes em Salvador indicaram os professores Gustavo Roese Sanfelice (FEEVALE), coordenador, e Fernando Gonçalves Bitencourt (IFSC-São José), subcoordenador do GTT Comunicação e Mídia.

Texto sistematizado pelo Prof. Dr. Giovani de Lorenzi Pires.


Acesse aqui a produção do GTT de Comunicação e Mídia nos CONBRACES.