Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (UFRGS)
Porto Alegre
VI Fórum de Pós-Graduação do CBCE e III Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física
01 de junho a 03 de junho de 2016
Tema: A Pós-Graduação na Educação Física e a Educação Básica Brasileira
REALIZAÇÃO:
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID/UFRGS)
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS)
APOIO:
Ministério do Esporte, Governo Federal
Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/UFRGS)
Grupo de Estudos Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES)
Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF)
LOCAL:
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul
PERÍODO:
01, 02 e 03 de junho de 2016
SOBRE O EVENTO:
O III Fórum de Pesquisadores das Subáreas Socioculturais e Pedagógicas da Educação Física e o VI Fórum de Pós-graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte pretendem, em uma programação de 3 dias, discutir e propor encaminhamentos e estratégias de ação sobre a relação entre a produção científica na área de conhecimento Educação Física e a Educação Básica brasileira, a fim de contribuir para a superação dos limites e antever possibilidades de aproximação e articulação de conhecimento entre esses dois campos (O campo científico representado pela Pós-graduação em Educação Física e o campo da intervenção pedagógica representado pela Educação Básica).
Para isso, construímos uma programação multidisciplinar envolvendo as subáreas da área 21 da CAPES (Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia), os Coordenadores/Membros de Programas de Pós-Graduação em Educação Física, Presidentes/Representantes de Associações/Entidades Nacionais e pesquisadores da subárea das Ciências Humanas e da Educação. O propósito é constituir um momento privilegiado para que possamos tratar das relações entre “a Pós-Graduação na Educação Física e a Educação Básica Brasileira”, tendo em vista questões como a produção de conhecimentos, as políticas e práticas de avaliação, de internacionalização e de financiamento, os desafios da formação de pesquisadores, tudo isso em relação aos desafios que se colocam na Educação e na Escola contemporânea.