Notícias

Carta à Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2020

Editoria: Diretoria Nacional
Data: 18/07/2020

Por: CBCE Nacional

Olá, associad@S!

Sem embargo das históricas críticas que o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), juntamente com o Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física, realiza acerca dos critérios de avaliação da pós-graduação, especialmente aqueles adotados no interior da Área 21, na qual atua a maior parte de seus associados, compreendemos que a CAPES deve ser tratada com o devido respeito.

No entendimento do CBCE, isso significa o atendimento aos princípios de uma gestão democrática e participativa na esfera da CAPES, bem como o amplo diálogo com a comunidade e as entidades científicas. Ademais, como órgão de Estado responsável pela formação de pesquisadores e de fomento à ciência do país, não pode – de forma centralizadora – exercer o papel de caixa de ressonância de discursos ideológicos que propaguem visões anticientíficas, obscurantistas ou de devoção religiosa, que tolhem o espírito crítico necessário ao fazer científico. 

Para tanto, escrevemos uma carta direcionada à Presidência da CAPES.

» Carta à Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2020

O FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA emitiu uma carta sobre a temática. Confira também:

» Carta de Porto Alegre - Fórum de Editores de Periódicos Científicos da Área de Educação Física

Outras notícias