Notícias

Live: Educação Física, Saúde coletiva e Necropolítica em tempos de pandemia da Covid-19

Editoria: Secretaria Estadual - Rio de Janeiro
Data: 18/06/2020

Por: CBCE RJ

LIVE: EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE COLETIVA E NECROPOLÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

“I can't breathe”, “Eu não consigo respirar”, tentava falar George Floyd, enquanto era sufocado por um policial, fato que o levou à morte. Essa história, ocorrida no dia 25 de maio de 2020 resultou em uma série de manifestações antirracistas e contra a violência policial. Aqui no Brasil, situações semelhantes são recorrentes. Ao mesmo tempo, vivemos uma pandemia que nos coloca em grande risco de adoecimento e morte.

E neste percurso algumas autoridades públicas têm agido irresponsavelmente ou, pior, têm apresentado uma política que conduzirá muitos brasileiros à morte. Uma necropolítica!

Esta política não é nova. Historicamente, há uma série de exemplos ou fatos que nos fazem entender o descaso, para ser o mais gentil possível com as palavras, com a saúde da população.

O VI encontro organizado pela secretaria estadual do CBCE no Rio de janeiro, no dia 22 de junho, portanto, segue nesta direção. Como pensar a saúde coletiva inserida neste contexto (necro)político mais amplo? De que forma as violências, de todas as ordens, nos impacta? De que modo estas questões envolvem a educação física? Como lidamos com estas questões?

A ideia desta apresentação de modo virtual é estabelecer uma roda de conversa, em que o Prof. Dr. José Geraldo Soares Damico (UFRGS; membro do GTT Atividade Física e Saúde) será “sabatinado” por quatro professores que, de uma forma ou de outra, lidam com questões que envolvem educação física e saúde. Participantes: Prof. Dr. Alan Goularte Knuth (FURG; membro do GTT Atividade Física e Saúde); Profª Drª Michele Pereira de Souza da Fonseca (UFRJ; membra do GTT Inclusão e Diferença); Profª Drª Priscilla de Cesaro Antunes (UFG;  membra do GTT Atividade Física e Saúde); Prof. Dr. Victor José Machado de Oliveira (UFAM; coordenador do GTT Atividade Física e Saúde); com mediação do Prof. Dr. Alexandre Palma (UFRJ; vice-secretário estadual do CBCE-RJ; membro do GTT Atividade Física e Saúde).

Outras notícias