O CBCE, para responder à comunidade científica da área específica, tem buscado se organizar com base em proposições. Nos últimos tempos, o tema "Agências de Fomento: critérios e procedimentos para a concessão de bolsa produtividade, para avaliação docente e de programas e visibilidade da comunicação com a comunidade científica" tem mobilizado os pesquisadores da Educação Física/Ciências do Esporte.
Nesse sentido, definimos três estratégias de ação:
- Organização de um fórum da área específica que integre coordenadores de programas de pós-graduação, professores credenciados e não-credenciados e demais interessados no debate, previsto para acontecer em agosto de 2006;
- Articulação com outras áreas e subáreas no sentido de buscar subsídios e argumentos para a construção de documentos propositivos de uma política científica que considere a pluralidade da produção e da pesquisa na área específica; e
- Aproximação com a direção da CAPES e do CNPq com vistas a construirmos um diálogo mais direto, amplo e transparente entre a comunidade científica, os dirigentes das respectivas entidades e as instituições de ensino e pesquisa como um todo.
No dia 18 de abril último estivemos reunidos com o Chefe de Gabinete da Presidência do CNPq, momento em que apresentamos algumas das questões que circulam no debate da comunidade acadêmica, a saber:
- O número reduzido de bolsas PQ em relação ao número de pesquisadores-doutores e o conseqüente crescimento da produção da área, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos;
- A tendência de homogeneizar critérios de avaliação que tem determinado o descredenciamento de pesquisadores importantes para a área;
- A necessidade de disponibilizar no portal da agência os documentos e as cartas recebidas pelo CNPq advindas dos pesquisadores com intuito de construirmos uma memória sobre as reivindicações da comunidade ao CNPq; e
- A necessidade de instruções mais detalhadas para a comunidade sobre o preenchimento do formulário eletrônico do currículo Lattes, haja vista a dificuldade de estabelecermos um consenso em relação à localização das atividades que, se compararmos currículos, varia de acordo com a interpretação do docente e com o conhecimento técnico-burocrático.
É importante ressaltar que a reunião foi produtiva e alguns dos pontos levantados já estavam sendo objeto de preocupação por parte do CNPq e os encaminhamentos são os que se seguem:
- O CNPq aceitou o convite para participar do nosso Fórum;
- O CBCE se comprometeu a encaminhar um documento visando a formalização dessa primeira conversa;
- No novo portal do CNPq haverá mais recursos para orientar o preenchimento do Currículo Lattes;
- O CNPq reconhece a necessidade de aumentar o número de bolsas e vai investir nas áreas "em consolidação", como é o caso da Educação Física/Ciências do Esporte;
- O CNPq disponibilizou para todas as áreas espaço no seu portal para que os representantes de áreas o utilizem de modo a dar visibilidade às ações e garantir o acesso aos documentos para consulta da comunidade, ressaltando que vários representantes têm ocupado esse espaço, mas para aqueles que ainda não o adotaram é necessário que a comunidade solicite diretamente ao representante o uso desse espaço.
Neste momento, como anunciado, a DN vem trabalhando na construção de um Fórum Permanente da Pós-Graduação em Educação Física, cujo projeto e programação logo serão disponibilizados à comunidade científica da Educação Física/Ciências do Esporte e tem sua realização prevista para agosto de 2006, buscando envolver coordenadores de programas de pós-graduação, professores credenciados e não-credenciados e demais interessados no debate.