• cbcedn@gmail.com
  • Diretoria Nacional: Rua Benjamin Constant, 1286 - Uberlândia - MG
Buscar em todas as publicações..

GTT 12 - Políticas Públicas

Sobre

Estudos dos processos de formulação, adoção e avaliação das políticas públicas de Educação Física, Esporte e lazer. Estudos das concepções, princípios e metodologias de investigação adotados na consecução de políticas públicas, voltados para a apreensão da produção de bens e serviços públicos relativos à Educação Física, Esporte e Lazer.

Coordenador(a)

  • Doutor Marcelo Paula de Melo(UFRJ)

Coordenador(a) Adjunto(a)

  • Doutor Pedro Fernando Avalone Athayde (UnB)
  • Doutora Eliane Elicker (UFAC)

Comitê Científico

  • Doutor Mauro Myskiw (UFRGS)
  • Doutorando Eduardo de Lima Melo (IFCE/UnB)
  • Doutor Ednaldo da Silva Pereira Filho (UNISINOS)
  • Doutor Frederico Jorge Saad Guirra (UFMT)
  • Mestre Aline Silva Andrade Nunes (IFMA/UnB)
  • Doutora Rebeca Signorelli Miguel (UNICAMP)
  • Doutorando. Ubiratan Azevedo de Menezes (UNEB/UNB)
  • Doutorando. Ywry Crystiano da Silva Magalhães (IFMA)
  • Esp. Breno Brey D´auria (UFMS)
  • Mestre Juliana Marta Antunes Ramos (UFMS)
  • Doutor Efraim Lopes Soares (ALEMA/UEMA)
  • Doutor Fernando Augusto Starepravo (UEM)
  • Doutora Mariângela Ribeiro dos Santos (UNEB)
  • Doutora Zaira Valeska Dantas da Fonseca (UEPA)

Histórico

O Grupo de Trabalho Temático de políticas públicas nasce junto com a própria estruturação dos GTTs no âmbito do CBCE, em 1997, por ocasião do Conbrace realizado em Goiânia, GO. Não obstante, desde 1985 presenciamos nos eventos da sociedade científica um olhar cada vez mais atento ao universo das políticas - públicas e privadas, governamentais e não governamentais - de educação, educação física, esporte e lazer. Se em um primeiro momento prevaleceu em seu interior o debate entorno das políticas de governo, com ênfase maior no cotejo de projetos - emprestando-lhe muitas das vezes sentido "panfletário" - do que propriamente na análise "acadêmica" de seus pressupostos teóricos, hoje já assistimos seu desenvolver centrado nas questões mais atinentes ao campo das investigações científicas, observáveis nos distintos grupos que, vinculados a instituições de educação superior, buscam pensar a configuração das ações relacionadas à realidade brasileira em constante interlocução com esta sociedade científica.

No intuito de resgatar o histórico do GTT de Políticas Públicas, ao longo do ano de 2009 foram e vêm sendo realizadas diversas entrevistas com os ex-coordenadores do grupo. As diferentes experiências e contextos durante as respectivas gestões, podem ser conferidas abaixo:


SILVIA CRISTINA FRANCO AMARAL

A frente da coordenação do GT de Políticas públicas por 1 ano, a prof.Dr.ª Silvia Amaral,coloca que 2005 contextualizou-se como um período de grandes mudanças no cenário político nacional, pautadas sobretudo pela 2° Conferência Nacional de Esporte, realizada no país. Nesta foi discutidas a construção de um sistema nacional de esporte e lazer.A partir desse momento as políticas esportivas e de lazer que já vinham tendo um direcionamento, ganharam maior expressão.Nesse mesmo contexto, o envolvimento dos pesquisadores em todo o cenário acadêmico aumentou, o que enfatizou as responsabilidades nas principais universidades do país, que fez com que o comitê científico somasse tarefas , fato que pode ter sido a causa da diminuição da participação do comitê científico durante sua gestão. Uma problemática apontada foi a do número reduzido de grupos de pesquisa que tenham como tema central o estudo das políticas públicas em educação física, esporte e lazer. Naquele período haviam sim alguns estudos pontuais dentro de projetos acadêmicos, mas ainda não se configurava uma agenda de pesquisa e pesquisas que superassem as estruturas tradicionais do que é um bom governo. A professora afirma que havia até uma certa imposição de um modelo único de análise da política em relação dentro do âmbito acadêmico, o que inviabilizava maiores discussões. Durante sua gestão, algumas ações foram desencadeadas como debates sobre as políticas públicas nacionais, diretório de grupos de pesquisa em Políticas Públicas, bem como a análise das produções do GT nos Conbrace´s , pós modelo GTT, ou seja, pós 1999.Um pouco antes do Conbrace de 2007, houve a necessidade de afastamento da prof.Drª Silvia Amaral por motivos pessoais, assumindo então, o prof. Fernando Mezzadri.


FERNANDO MEZZADRI

O Prof.Dr. Fernando Mezzadri esteve à frente da coordenação do grupo GT de Políticas Públicas no período de 2003-2005 e 2006-2007.No início de sua gestão, um novo cenário político se estabelecia com a primeira fase do governo Lula:uma alta demanda, sobretudo no que se refere ao lazer e esportes participavam também desse contexto. Uma nova abordagem do Ministério do Esporte e também do CBCE se instauravam, o que proporcionou um ano de grande movimento no GTPP, com várias discussões acerca das políticas públicas nascentes e também da dinâmica sobre a qual estas seriam colocadas. Nesta fase, segundo Mezzadri, a atuação do GT em Políticas Públicas se estendeu também a uma participação na semana acadêmica da UFPR e ao Combrace onde foram realizados momentos pré-evento, com a revisão de trabalhos e também durante o Congresso com mesas de discussão em torno do cenário político e econômico que se evidenciava.Durante esse período, o prof Mezzadri foi responsvel pela criação do boletim do GT de políticas públicas, com duas edições em sua gestão.


Relatórios

Relatório do GTT Políticas Públicas - 2009/2011

Relatório parcial do GTT Políticas Públicas - 2011/2013


Outros

Carta Aberta - ADIESEF/RS

Nomeação da Coordenação e Comitê Científico do GTT Políticas Públicas 2019